LIM Educação

Perguntas Frequentes

Se você tiver alguma dúvida sobre os programas e recursos do LIM, é provável que encontre a resposta aqui!

É muito fácil! Clique aqui, e a Equipe LIM iniciará o atendimento individualizado e exclusivo, considerando a necessidade da sua escola. Assim, terá acesso ao primeiro programa socioemocional do país, com metodologia própria baseada em Atenção Plena, criado para apoiar o desenvolvimento integral e a saúde mental de toda comunidade educativa.

Sim, o programa da educação básica é dividido por ciclos, apesar de haver uma gradativa e crescente profundidade dos objetivos em cada fase educacional; o material é independente e autossustentável; cada capítulo tem um conteúdo envolvente e projetado para aquela determinada faixa etária, contemplando as habilidades e competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Sim, o material exclusivo para a Educação Infantil conta com personagens e narrativas lúdicas, que estimulam os sentidos, a respiração consciente e a Atenção Plena, na construção da identidade, das relações interpessoais e na descoberta das emoções.

A Equipe LIM atende em todo Brasil. Já são mais de 100 escolas que têm parceria com o LIM. Clique aqui e faça parte da comunidade educativa do LIM.

Muitas vezes, os alunos não se sentem confortáveis em buscar o psicólogo escolar, seja por medo da exposição ou porque as famílias não são muito receptivas.

Ao fazer esse trabalho no grupo, os alunos sentem-se mais à vontade com os colegas e mais apoiados para se abrir e expressar sobre as situações. Outro ponto importante é instaurar essa consciência coletiva do grupo! Muitos estudos já provam que nos sentimos melhor e mais acolhidos quando estamos entre amigos.

A metodologia do LIM é fácil de implementar, ensinar e aprender, seguindo os 3 Caminhos Sábios (Respirar, Refletir e Realizar).

Os planos de aula começam com pausas ativas que favorecem o autocentramento, o autoconhecimento e a autogestão, por meio da Atenção Plena, diminuindo a reatividade emocional e ampliando a concentração. Na sequência, é aguçada a reflexão dos alunos por meio de histórias, nas quais eles enxergam os próprios problemas, tabus e polêmicas; finalizando o processo de aprendizagem significativa, realizam-se propostas práticas e vivências efetivas que transformam ações e decisões.

O estímulo das habilidades socioemocionais ativa o córtex pré-frontal – centro executivo do cérebro –, que é a parte responsável pela aprendizagem dos conteúdos tradicionais como matemática, história, ciências. No entanto, quando o cérebro está estressado e ansioso, essa parte do cérebro torna-se inativa, dificultando novas aprendizagens e o acesso ao que já se sabe cognitivamente. Com a integração do Mindfulness, é possível acalmar essa área, ativando-a e aumentando a capacidade interna de autorregulação durante momentos de estresse e ampliando o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e intelectuais.

A Aprendizagem Socioemocional é um conjunto de habilidades que ajuda os alunos de todas as idades a compreender melhor suas emoções, sentir essas emoções plenamente e demonstrar empatia pelos outros. Essas habilidades aprendidas são usadas ​​para ajudar os alunos a tomar decisões positivas e responsáveis, criar estruturas para atingir seus objetivos e construir relacionamentos positivos com os outros.

Aumento da autoconsciência, melhora no desempenho escolar e dos comportamentos positivos dentro e fora da sala de aula. Os alunos com acesso ao programa do LIM tiveram um aumento significativo em suas notas gerais e melhor frequência. Em um nível mais individual, as habilidades aprendidas com nossa metodologia demonstraram ajudar os alunos a lidar melhor com o estresse emocional, resolver problemas e evitar o bullying.

Clique aqui e informe sobre o número de alunos que a sua escola possui. Com certeza, a Equipe LIM vai lhe atender com uma proposta exclusiva e direcionada.

Isso é rápido. Clique aqui e agende agora mesmo uma demonstração mais aprofundada do material do aluno, do professor, de todos os recursos e das formações que estão à disposição das escolas parceiras do LIM.

Claro, principalmente se for professor do Ensino Médio. O LIM desenvolveu a coleção Projeto de Vida, especialmente para nortear as suas aulas e colocar em prática a Aprendizagem Socioemocional e o Mindfulness com seus alunos. Essa coleção foi pensada para lhe atender, professor-formador que acredita na importância do desenvolvimento das habilidades essenciais para a vida, além da estudantil. Clique aqui e peça já a sua coleção Projeto de Vida.

O LIM atende todos os tipos e tamanhos, desde pequenas escolas a grandes redes. A Equipe LIM adapta o programa para atender à necessidade da sua escola, conforme a realidade de qualquer lugar do país.

Sim! O LIM tem uma equipe de especialistas formada por educadores, professores, psicólogos, psicopedagogos, pesquisadores, instrutores de Mindfulness e escritores, apta a realizar palestras em todo Brasil. Envie um e-mail para contato@limeducacao.com.br, e a Equipe LIM agendará um encontro.

Não! O material do LIM deixa o docente livre para educar, como um mediador que está ali para alicerçar a construção do pensamento. O material é flexível e estruturado e conta com: o Material do Aluno, repleto de histórias envolventes e propostas desafiantes, que motivam o estudante; o Material do Professor, acompanha planos de aula completos, com condução detalhada, sugestões de perguntas, itens a serem observados em cada aula. Tudo bem organizado e destrinchado.

A Equipe LIM elaborou o Instrumento de Observação Formativa, com os principais objetivos trabalhados no ano, dentro de competências macro; é muito fácil e prático, para que o professor perceba mais claramente os pontos que ainda podem ser trabalhados com cada aluno, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo e efetivo. Trata as habilidades socioemocionais, na potente capacidade da conquista e do desenvolvimento integral do aluno, e não apenas como mensura-se a aquisição de conteúdo.

Apesar de o material ser muito intuitivo e bem atualizado, com temáticas do dia a dia, a Equipe LIM sempre oferece, para as Escolas Parceiras, formação de professores, apoio pedagógico no decorrer do uso do material e recursos tecnológicos que também apoiam o trabalho do docente.

O LIM também pensou nisso. Com o Respirar em Família, apresenta propostas para a família, com oportunidades de pausa ativa em casa, transferindo o estímulo das práticas aprendidas em sala para o núcleo familiar, reduzindo o estresse e aumentando a qualidade das relações. Além disso, periodicamente, a Equipe LIM oferece palestras aos pais sobre temas atuais e fundamentais na construção de uma nova educação.

O LIM oferece o Respira no Trabalho, um programa para as empresas, que permite aos colaboradores, o desenvolvimento de habilidades que ampliam a estabilidade emocional e a consciência, saindo do automatismo e reduzindo o estresse, a ansiedade e a depressão, reestabelecendo a conexão com o presente, com foco no crescimento pessoal e profissional. Clique aqui e solicite uma demonstração.

O LIM possui o programa Respira Educador de apoio à saúde mental e de redução de estresse. Utilizado por escolas da rede pública e privada, é baseado na auto-observação e no treino mental, com estratégias da neurociência; ajuda a tornar o educador mais apto na gestão positiva das dificuldades enfrentadas no dia a dia escolar.

Clique aqui e solicite uma demonstração.

Não encontrou aqui a sua dúvida?

Fale com nossos consultores e nos conte o que precisa.

Fale conosco para dúvidas ou conhecer melhor o LIM

×