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Você já percebeu como as Inteligências Múltiplas estão vivas na nova BNCC?

A nova Base Nacional Comum Curricular na Educação Infantil diz que a criança tem o direito de se expressar, como sujeito criativo, dialógico e sensível, suas emoções, necessidades, dúvidas, sentimentos, descobertas, hipóteses, questionamentos e opiniões, por meio de diferentes linguagens.

Essa premissa vislumbra o tão falado protagonismo da criança, pelo simples fato destes direitos estarem pautados exatamente no que a criança é por sua natureza.

Outra premissa trazida pela nova BNCC é que a Educação Infantil em sua concepção está apoiada no cuidar e educar. Hoje é sabido que a emoção conduz a cognição, então o cuidar físico e emocional estão entrelaçados com o educar cognitivo.

Faz muito tempo que não temos mais a crença de que a escola ou o professor cuida apenas da gavetinha cognitiva e mental. Principalmente na Educação Infantil, onde a criança está apenas treinando sua autonomia e essa deve ser ensinada e direcionada.

Na infância, a dependência do adulto é uma condição de sobrevivência e aí posso falar em alimento para o corpo e para a alma. O cuidar faz parte da rotina de aprendizagem na infância.

Ou você, professor de Educação Infantil, nunca cantou para escovar os dentes? Ou fez uma aula experiencial com alimentos saudáveis para motivar seus alunos de 3 anos que estão ultra seletivos para comer?

Ou ainda, será que não fez o desfralde de um subgrupo com 3 crianças ao mesmo tempo, ensinando o uso do banheiro com toda a didática e afeto? Isso é cuidar e educar, certo?

E agora chegamos onde eu gostaria, nos cinco campos de experiência que a BNCC propõe para a Educação Infantil. Aqui, vemos claramente um paralelo com as inteligências múltiplas:

 

  • Eu, o outro e o nós: inteligência interpessoal e intrapessoal;
  • Corpo, gestos e movimentos: inteligência cenestésica corporal;
  • Traços, sons, cores e formas: inteligência pictórica e sonoro musical;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação: inteligência linguística;
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações: inteligência lógica matemática, espacial, naturalista.

 

Além dos direitos de aprendizagem da criança trazidos pela BNCC: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se também se mostram em um paralelo nítido com o que vemos na inteligência emocional, além da brincadeira ser a via natural de aprendizagem na infância.

Ao conhecer mais sobre a nova Base Nacional Comum Curricular e desvendar o que é preciso fazer para ter uma docência coerente com o que a legislação nos pede, vemos um olhar claro para o estímulo às inteligências múltiplas.

E você, já abriu seu olhar atento às múltiplas formas de aprender e de ensinar?

 

Por:

Adriane Imbroisi

Especialista em Inteligências Múltiplas e Aprendizagem Socioemocional



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